Fruta do Milagre - Synsepalum dulcificum

Fruta do Milagre - Synsepalum dulcificum

A frutinha que torna tudo mais saboroso!
 Quer adquirir uma muda: clique aqui e acesse nosso site de vendas!

Histórico e curiosidades: trata-se de uma planta sempre verde e arbustiva (normalmente não mais que 1,5 m) e que produz pequenos frutos vermelhos. É originária da África Ocidental, e usada a milhares de anos pelas tribos locais. Isso porque a maior parte das fontes de alimento locais tem gosto azedo ou insosso, e as tribos africanas descobriram que consumindo uma frutinha destas, antes da refeição, faz com que o sabor de todos os alimentos se tornem muito melhores.

Usos e características: Na década de 1960 a fruta foi levada aos EUA para pesquisa, e descobriu-se que possui uma substância – a miraculina – que faz com que temporariamente a nossa boca e língua percam a capacidade de sentir o sabor ácido. Por isso o grande “show” de apresentação desta frutinha é justamente fazer a pessoa comer dela, e depois chupar um limão. A descrição do gosto resultante é de uma limonada suave e bem doce. Outros alimentos também tem sabor alterado. Maçã, por exemplo, dizem que adquire um sabor incrível. Iogurtes também. Brócolis ficam com sabor similar a alcachofra. Apenas cerveja divide opiniões... alguns adoram, outros detestam. Por toda sua capacidade de melhorar o sabor de alimentos se tentou usar a miraculina como auxiliar em dietas, mas houveram problemas na produção dos frutos e o projeto foi abandonado. O nome científico “Synsepalum” refere-se às sépalas da flor, que são fundidas, e o termo “dulcificum” refere-se à propriedade adoçante do fruto.


Cultivo: pode ser cultivada em vasos, em ambientes internos e também em jardins, sem em locais bem iluminados mas sem sol direto. As sementes são recalcitrantes, ou seja, morrem e não germinam se secarem, portanto devem ser cultivadas logo após retiradas do fruto. Por isso que se dá preferencia por reproduzir a planta por galhos, apesar de também não enraizar bem. O solo deve ser ácido, com pH entre 4 e 5,5. Ela não resiste à geadas quando jovem, mas quando adulta consegue suportar, apesar de sofrer um pouco.  Deve-se ter cuidado com a irrigação, pois a planta tem bastante problema de apodrecimento de raízes. 
Quer adquirir uma muda: clique aqui e acesse nosso site de vendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário